Desde o ano de 2020, quando a Apple lançou o iPhone sem carregador no modelo 12, as críticas à empresa não pararam de subir. Isso porque os consumidores consideram essa uma medida exploratória, que visa o ganho de capital a partir da venda casada de um produto que é essencial para o uso do aparelho.
Então, se você comprou um iPhone sem carregador, e está a procura dos seus direitos, esse texto vai te ajudar a compreender como é possível agir nessa situação.
A venda do Iphone sem carregador é ilegal?
O código de defesa do consumidor considera a venda casada de produtos ilegal. Assim, uma marca não pode vender um celular por seu preço integral e o carregador separadamente, cobrando um preço a parte pelo produto, o que é exatamente o que a Apple está fazendo.
Segundo a empresa, os carregadores deixaram de vir com o aparelho celular devido a uma medida de proteção ambiental, já que a produção do mesmo conta com muito plástico e zinco, materiais que possuem manufatura poluente para o meio ambiente.
Entretanto, a resposta da SENACON é de que a empresa continua fabricando o mesmo número do produto, agora vendendo separadamente e obtendo mais lucro sobre o consumidor, para quem quer “passar a responsabilidade” da tal medida ambiental.
Quais são meus direitos ao comprar um iPhone sem carregador?
Entenda seus direitos quando comprar um iPhone sem carregadorSe você já comprou ou pretende comprar um modelo de iPhone sem carregador, fique atento para procurar os seus direitos. Assim, algumas dicas de advogados e especialistas em código de defesa do consumidor é que você compre o aparelho normalmente e entre em contato com a marca solicitando o carregador.
Pode ser por e-mail ou quaisquer outros meios comprobatórios.
Então, caso a Apple não forneça o mesmo, entre com uma ação judicial junto ao Procon ou um advogado de sua confiança. Nesses casos, o cliente pode solicitar uma ação por danos materiais e morais.
Para quem já comprou o carregador ou precisará comprá-lo por motivo de força maior, não se esqueça de guardar a nota fiscal para solicitar o reembolso.
O que a Apple disse sobre a multa de 12 milhões?
Em nota, a Apple disse que a venda de iPhone sem carregador é uma medida consciente da empresa para a redução nas emissões de carbono, e garantiu que nos últimos anos deixou de produzir mais de 2 milhões de toneladas do gás poluente.
Além disso, segundo a nota, a empresa orienta que os usuários utilizem os carregadores e adaptadores que possuem modelos antigos e que, caso necessitem de outro, realizem a compra do mesmo.
Por fim, a empresa salientou que irá recorrer da decisão da SENACON e que irá trabalhar junto à reguladora para resolver quaisquer preocupações.
Acesse o portal do Olhar Green para mais informações sobre tecnologia.
Gostou desse artigo? Compartilhe!