O dropshipping é um modelo de negócios que tem crescido muito, graças à sua facilidade de implementação e baixo investimento.
Então, se você tem um perfil empreendedor, essa pode ser sua grande oportunidade.
Neste texto, vamos explicar o significado desse termo e você vai entender como dar os seus primeiros passos nesse negócio e começar a lucrar.
O que é dropshipping?
Dropshipping é uma prática de mercado em que um vendedor ou loja negocia produtos sem ter um estoque físico. Ele atua como um intermediário, que recebe os pedidos e repassa para o fornecedor. Nessa transação, o vendedor retém uma parte das vendas.
Um aspecto interessante dessa prática é que o cliente não está ciente dessa intermediação, e acredita estar negociando com a própria loja ou vendedor que enviará o produto.
Sendo assim, essa é uma prática que permite a uma pessoa empreender e criar sua própria loja sem nem mesmo ter um espaço físico ou se preocupar com a logística.
Qual o papel do vendedor no dropshipping?
Se você está pensando em iniciar no mundo do dropshipping, precisa ter bem claro em sua mente qual será o seu papel nas negociações. Basicamente, você terá que fazer 6 coisas:
- Ter uma loja virtual ou algum canal de vendas por onde seja possível divulgar os produtos, organizar os pagamentos e enviar as solicitações aos fornecedores;
- Definir um preço de venda que seja vantajoso para você, mas sem extrapolar a média do mercado;
- Criar estratégias para atrair os clientes;
- Prestar suporte aos consumidores em qualquer etapa da venda;
- Encontrar bons fornecedores, que entreguem produtos de qualidade e da forma e nos prazos combinados;
- Verificar se o fornecedor está fazendo as entregas como previsto.
Como funciona?
Agora que você já tem uma ideia sobre o que é dropshipping, já deve estar desconfiado de como funciona. Afinal, a palavra intermediário diz muito sobre esse trabalho.
Basicamente, você vai anunciar os produtos em sua loja virtual ou na plataforma escolhida para vendas, como se fosse o responsável por todo o processo.
Quando alguém fizer uma compra, é sua função receber o dinheiro e passar o pedido para o fornecedor, que a essa altura já deve ter um contrato com você.
Então, você paga pelo produto tirando sua margem de lucro. Agora é função do fornecedor separar, embalar e enviar a mercadoria.
Mas, isso não significa que você pode se esquecer totalmente do cliente. Pois, lembre-se, a pessoa que comprou acha que você é o responsável. Então, não a deixe na mão. Verifique se a entrega realmente foi feita e se está tudo bem.
Caso o cliente tenha algum problema, ele irá reclamar diretamente com você e será sua missão resolver a demanda junto ao fornecedor.
Como iniciar no mercado de dropshipping?
Para iniciar no dropshipping, o primeiro passo é definir o que você vai vender e onde. Defina seus produtos e escolha uma plataforma confiável ou crie sua própria loja, de forma que possa anunciar produtos e oferecer meios de pagamento variados.
Ao mesmo tempo, procure por fornecedores confiáveis. Essa costuma ser uma das partes mais difíceis. Pois, lembre-se, é preciso encontrar alguém que vá entregar com qualidade e que tenha um bom preço, para que seja possível agregar um valor e tirar algum lucro das vendas sem que o produto fique muito caro para o consumidor final.
Feito isso, é hora de começar a divulgar os produtos e gerenciar as vendas.
Quais as vantagens do dropshipping?
Muitas pessoas iniciam no dropshipping porque essa modalidade é cheia de vantagens, dentre as quais podemos citar:
- Facilidade para começar o seu empreendimento, já que não será preciso gastar tempo pensando em estoque, logística das entregas e outras coisas;
- Como você não vai precisar de um estoque e nem espaço físico, é possível começar com um baixíssimo investimento;
- Não será preciso investir mais dinheiro para que o seu negócio cresça. Suas vendas podem aumentar de acordo com a capacidade dos fornecedores;
- Facilidade para administrar o negócio;
- Você pode facilmente acrescentar outros tipos de produto ao negociar com mais fornecedores.
Quais as desvantagens do dropshipping?
Mas, nem tudo são flores, agora que você já sabe o que é dropshipping, talvez tenha percebido que essa modalidade também tem as suas desvantagens:
- Falta de controle na gestão, pois você não pode saber o que o seu fornecedor irá fazer. Então, é possível que ele demore a entregar os produtos, envie coisas com defeito ou você venda algo que ele não tem no estoque. Em todos os casos, o comprador ficará frustrado e você deverá trabalhar para que o cliente não perca a confiança em você;
- Caso você trabalhe com vários fornecedores, é provável que cada um deles tenha uma logística, prazos e valores diferentes de frete. Então, imagine a dificuldade quando um cliente compra vários produtos de fornecedores diferentes;
- Grande concorrência. Essa é uma das maiores desvantagens. Pois, como você trabalha com um produto que não é seu e que, provavelmente, está sendo vendido para outras pessoas que trabalham com dropshipping, é difícil pensar em algo diferente para oferecer aos seus clientes;
- Lucros pequenos. Você não pode vender um produto muito caro, pois haverá outros vendendo mais barato. Então, apesar de economizar em logística e estoque, os lucros nem sempre são tão interessantes.
Dropshipping é ilegal?
Dropshipping não é ilegal no Brasil.
Ao entrar para o ramo, você vai se enquadrar na categoria de intermediador de negócios. Não há uma legislação específica, mas se enquadra na Classificação Nacional de Atividades Econômicas, sendo possível criar um CNPJ.
O que é dropshipping nacional e internacional?
Acabamos de esclarecer o que é dropshipping nacional. Mas, o internacional funciona da mesma forma.
Quer dizer que você pode importar produtos para vender por aqui. Porém, essa prática costuma trazer muitas dificuldades, como:
- Atraso nos prazos de entrega;
- Dificuldades ao emitir notas fiscais;
- Perdas ao converter o dinheiro;
- Pagamento de taxas alfandegárias.
Mas, se você tiver o perfil para se arriscar nesse tipo de empreitada, vá em frente.
Gostou de saber o que é dropshipping? Deixe seus comentários e nos conte se você tem interesse nesse modelo de negócios.