Como testar a velocidade da internet?
Para obter resultados precisos ao realizar um teste de velocidade de Internet, é importante evitar interferências externas durante o teste.
Isso significa que é recomendável não realizar outras atividades na Internet, como assistir a um vídeo no YouTube ou fazer um download, enquanto o teste está em execução.
Além disso, outros dispositivos conectados à mesma rede, como smartphones, tablets e Smart TVs, também podem afetar os resultados do teste.
Para minimizar essas interferências, é recomendável tomar algumas precauções antes de realizar o teste. Certifique-se de que nenhum dispositivo está realizando atividades de alta demanda de largura de banda e, se possível, desconecte temporariamente outros dispositivos da rede.
Ao iniciar o teste, o servidor mais adequado à sua região será selecionado automaticamente. Depois de clicar em “Iniciar o teste”, aguarde alguns minutos e observe os resultados. Quanto menos interferências externas durante o teste, mais preciso será o resultado.
O que a velocidade de download significa?
No canto superior direito da tela de resultados do teste de velocidade de Internet, podemos encontrar a velocidade de download sob a seção “Baixar”.
Essa velocidade é, tecnicamente, a velocidade que você contratou com sua operadora de Internet, em Mbps. Por exemplo, se você contratou um plano de 25 Mbps, é esse número que deve aparecer ali, com uma margem de erro natural.
No entanto, como você pode ter notado, essa não é a velocidade real que você pode alcançar ao baixar arquivos da Internet. Isso ocorre porque 1 MB/s equivale a 8 Mbps.
Portanto, para obter a velocidade real de download em MB/s, basta dividir a velocidade contratada por 8, uma vez que 1 byte equivale a 8 bits.
Por que velocidade de upload é menor do que a de download?
Logo abaixo da seção “Baixar” na tela de resultados do teste de velocidade de Internet, podemos encontrar a seção “Upload”.
Essa é a velocidade com que você envia dados para a Internet. Portanto, sempre que você anexa um arquivo a um e-mail ou envia um vídeo para o YouTube, essa é a velocidade que o arquivo será enviado para a Internet.
No entanto, a velocidade de upload geralmente é menor do que a velocidade de download, dependendo do plano e da operadora. Planos mais antigos geralmente trabalham com uma proporção de 10:1.
Isso significa que se você contratou uma velocidade de download de 10 Mbps, sua velocidade de upload será de apenas 1 Mbps.
Essa proporção é baseada em estatísticas observadas pelas operadoras, que mostram que a maioria dos usuários usa muito mais download do que upload.
No entanto, nem todos os planos de Internet seguem essa proporção. Muitos planos de Internet com fibra óptica, por exemplo, oferecem velocidades de download e upload simétricas, ou seja, a mesma velocidade para ambas as direções.
Como comparar meu plano de internet utilizando o velocímetro do OlharGreen?
É importante lembrar que as operadoras de Internet estipulam parâmetros mínimos de qualidade para seus serviços. Isso inclui oferecer uma banda mínima contratada, geralmente em torno de 40%. Se a velocidade medida estiver abaixo desse mínimo, é importante entrar em contato com a operadora para solucionar o problema.
No entanto, também é importante verificar se a infraestrutura utilizada está funcionando corretamente. Por exemplo, um notebook muito distante do roteador pode apresentar resultados abaixo do esperado, assim como o uso de um cabo defeituoso em um desktop.
Em alguns casos, é necessário verificar se o equipamento utilizado suporta a velocidade contratada. Um desktop antigo com uma placa de rede de 100 Mbps ficará limitado a essa velocidade, mesmo que você tenha contratado um plano de 200 Mbps. Nesse caso, é necessário trocar o equipamento para obter a velocidade contratada.
Consigo fazer o teste de latência e ping com a ferramenta?
A latência, popularmente conhecida como “ping”, é o tempo que um dado leva para chegar ao seu destino. Quando digitamos algo no Google, por exemplo, o dado leva um certo tempo para chegar aos servidores da empresa, criando um pequeno atraso medido em milissegundos (1 milésimo de segundo, ou 0,001 segundo).
Em geral, um valor médio abaixo de 50 ms é considerado bom. Se a latência estiver muito acima desse valor durante o teste de velocidade de internet, é necessário investigar a causa.
Pode ser um problema na rede local ou uma falha da operadora em fornecer o plano contratado. Além disso, é importante lembrar que alguns modelos de notebook possuem antenas Wi-Fi mais antigas, o que pode resultar em uma latência maior em comparação com uma rede cabeada.
Aliás, o próximo item explorará melhor esse último ponto.
Como identificar a minha operadora de internet, o IP e o sistema operacional com nosso speed test?
Do lado esquerdo do resultado temos uma sopa de letrinhas. Vamos ver uma a uma:
Operador: é o nome da operadora contratada, como Vivo, Claro e NET.
Tipo de conexão: é a forma como o equipamento interage com o roteador/modem.
IPv4: é o endereço do seu roteador/modem na rede. Basta imaginar como o endereço da sua casa…mas para o seu roteador/modem.
IPv6: é uma evolução do IPv4 que suporta um número muito maior de endereços.
ASN: é a política de roteamento de dados utilizada pela operadora.
Sistema: indica o navegador utilizado (Firefox, Chrome, etc), assim como a sua versão, e o sistema operacional utilizado (Linux, MacOS ou Windows).