Uma simples mensagem recebida no WhatsApp pode vir a lhe causar grandes dores de cabeça. Pois, essa é a função do Trava Zap, uma mensagem aparentemente inofensiva, mas que trava o WhatsApp de quem a recebeu.
Ficou curioso sobre o assunto e deseja saber como não se tornar uma vítima do Trava Zap? Então fique de olho nas informações a seguir! Aqui, explicaremos como funciona essa ferramenta para bloquear o aplicativo de mensagens das pessoas, e como se proteger dela.
Como funciona o Trava Zap?
As mensagens que possuem a função de travar aplicativos ou até mesmo todo o aparelho celular, não são novidades no mercado tecnológico.
Contudo, a cada dia, elas são otimizadas para enganar mais facilmente as suas vítimas.
O seu funcionamento consiste no envio de uma mensagem que apresenta caracteres estranhos e desconexos, que parecem não transmitir uma mensagem verdadeira.
O truque está na opção de “Ler mais”, disponibilizada para textos maiores!
Ao clicar em “Ler mais”, a mensagem Trava Zap bloqueia o uso do WhatsApp da pessoa que está visualizando-a, podendo causar até maiores danos, como o travamento de todo o aparelho celular.
Isso porque, o software do aplicativo de mensagens não consegue processar o conteúdo da mensagem recebida. E apesar de serem geralmente mensagens com caracteres, emojis ou palavras desconexas, não se deixe enganar!
Nem sempre a mensagem Trava Zap vem no formato de caracteres sem nexo. Alguns usuários do aplicativo relatam que o Trava Zap pode aparecer como algo menos suspeito e mais simples, como por exemplo uma lista de cartões de contatos.
Como proteger o seu WhatsApp do Trava Zap?
Para não se tornar uma vítima do Trava Zap, confira a seguir algumas ações que podem ser realizadas no caso de mensagens suspeitas.
1. Apague a mensagem
Sempre que recebemos uma mensagem de um contato novo, costumamos ser consumidos pela curiosidade. Mas, não é uma boa ideia ler textos de contatos os quais não conhecemos, pois pode ser um golpe ou formas de danificar o seu aparelho.
Então, assim que receber uma mensagem suspeita, selecione-a e apague. Dessa forma, o cache do WhatsApp será limpo e o sistema não irá travar o seu aplicativo.
2. Desinstale e Reinstale o WhatsApp
Caso já tenha aberto a mensagem suspeita Trava Zap, e ela esteja travando o seu aplicativo, uma opção para restabelecer o bom uso do mesmo é desinstalar o mensageiro e reinstalá-lo.
- Clique sobre o ícone do WhatsApp e arraste para a opção “Desinstalar”;
- Clique em “Ok” para confirmar seu desejo;
- Em seguida, vá até a sua loja de aplicativos, baixe e instale o WhatsApp novamente.
Se essa opção não funcionar, procure por ajuda técnica.
3. Atualize o seu WhatsApp
Para uma ação rápida na hora de apagar mensagens suspeitas, é necessário que o seu WhatsApp esteja funcionando corretamente. Portanto, é preciso mantê-lo sempre atualizado!
Para atualizar o seu aplicativo:
- Vá até a loja de aplicativos do seu celular;
- Pesquise pelo WhatsApp;
- Clique em “Atualizar”, caso esteja usando a versão desatualizada do mesmo.
Se não aparecer a opção “Atualizar”, é porque o seu aplicativo atualiza automaticamente, e já está funcionando com a última atualização disponível.
5. Bloqueie o contato usando o WhatsApp Web
No caso de receber um Trava Zap, a principal recomendação da empresa é bloquear imediatamente o contato do usuário, utilizando o WhatsApp Web.
- Logue no WhatsApp Web usando o seu computador;
- Clique nos três pontinhos no lado superior esquerdo da tela, próximos a sua foto de perfil;
- Em seguida, clique em “Configurações” e “Privacidade”;
- Desça a página até encontrar a opção “Contatos bloqueados” e clique nela;
- Agora, clique em “Add contato bloqueado” e digite o número do contato que deseja adicionar na lista de bloqueados no WhatsApp.
Depois, apague a conversa com o contato suspeito, para que o cache do app de mensagens seja limpo.
6. Reconfigure a sua privacidade
Os grupos no WhatsApp se tornaram uma febre; há grupos de churrasco, grupos de estudo, grupos de amigos próximos, entre outros. Por essa razão, muitas pessoas costumam ter acesso ao seu número de contato do WhatsApp, de forma simples e rápida.
Portanto, para se proteger de pessoas mal-intencionadas, o ideal é configurar a sua privacidade de uso no aplicativo. Dessa forma, só poderão te incluir em grupos os contatos salvos como seus amigos.
Qualquer outro indivíduo estará automaticamente bloqueado de inserir o seu contato em grupos os quais não deseja estar.
- Abra o seu WhatsApp;
- Clique nos três pontinhos que estão na parte direita superior da tela;
- Em seguida, clique em “Configurações“, “Conta” e “Privacidade”;
- Vá até “Grupos” e selecione a opção “Meus contatos”.
Agora, somente os seus amigos podem te adicionar em grupos. Então, caso não deseje entrar em grupos com desconhecidos, peça para que eles o notifiquem antes de inseri-lo em qualquer grupo criado.
Como exibir a minha foto de perfil no WhatsApp somente para os meus amigos?
Outra opção interessante para se proteger no WhatsApp é restringir a visualização da sua foto de perfil para somente os seus amigos. Ou seja, apenas os seus contatos salvos poderão ver a sua foto de perfil dentro do aplicativo.
A ausência da foto de perfil evita alguns golpes virtuais em que o golpista utiliza a sua foto para se passar por você, ou para dar detalhes da sua aparência na hora de agir de má fé.
Confira abaixo o passo a passo para restringir o acesso à sua foto de perfil:
- Abra o seu aplicativo WhatsApp;
- Clique nos três pontinhos no lado superior direito da tela;
- Em seguida, clique em “Configurações”, “Conta” e “Privacidade”;
- Agora, clique na opção “Foto de perfil” e “Meus contatos”.
Dessa forma, somente os seus amigos poderão visualizar a sua foto de perfil. Para os demais, no lugar da sua foto, aparecerá um ícone de perfil na cor cinza, como se o seu contato estivesse bloqueado para aquele usuário.
As informações acima foram úteis para você? Então, compartilhe com os seus amigos para que eles também possam proteger o seu aplicativo WhatsApp.