Existem muitas maneiras de vender moedas antigas na web. Afinal de contas, a internet é a forma mais fácil de se conectar a colecionadores profissionais e numismáticos amadores.
Sendo assim, selecionamos algumas dicas de plataformas, onde você pode oferecer as suas moedas raras, para encontrar facilmente um comprador interessado no seu exemplar. Confira as opções!
Como precificar minhas moedas antigas?
Primeiramente, você deve saber que o valor das moedas antigas variam muito de acordo com o seu grau de raridade e o seu estado de conservação. Sendo assim, a mesma moeda antiga pode ter valores diferentes.
Em alguns sites, como a plataforma da Sociedade Numismática Brasileira, você consegue fazer uma avaliação profissional, para ter a ideia de um preço justo de mercado.
Também existem algumas lojas físicas de numismática que fazem leilões de moedas raras e antigas. Portanto, pesquise no seu buscador web se existe alguma loja desta nas suas proximidades.
Assim, basta você se dirigir até eles com a sua moeda antiga para descobrir o valor do item. Em alguns casos, dependendo do nível de raridade da sua moeda, você já consegue efetuar a venda para a própria loja de numismática.
Como vender moedas antigas na Web?
Vender moedas antigas na internet é uma tarefa muito fácil. Dependendo do estado de conservação e da raridade da sua moeda, basta anunciar em algum site de colecionadores ou em uma plataforma de compra e venda, para fechar o negócio.
Abaixo, veja quais são as plataformas para você vender moedas antigas facilmente:
Redes sociais
As redes sociais te colocam em contato com milhares de pessoas diariamente. Isso significa que as chances de você encontrar um interessado em adquirir a sua moeda antiga é consideravelmente satisfatória.
Busque oferecer a sua moeda rara em grupos do facebook, ou em grupos de numismática de qualquer outra rede social que possua.
Sites especializados em numismática
Você também encontra sites que são especializados na compra e venda de moedas antigas, fazendo o intermédio entre você e um colecionador. O maior site de todos é o site da Sociedade Numismática Brasileira.
Sites de compra e venda
Outra opção para vender moedas antigas facilmente é utilizar uma plataforma comum de compra e venda, como o Mercado Livre, Shopee ou a Amazon. Basta criar uma conta e postar fotos de qualidade com a descrição do item.
WhatsApp de colecionadores de notas antigas
Ter o WhatsApp de um colecionador de notas e moedas antigas possibilita uma negociação direta, evitando os intermediários como sites, lojas, etc. Assim, você consegue vender as suas moedas raras com muita facilidade.
A má notícia é que não é permitido expor números de terceiros sem a autorização do mesmo, na internet. Sendo assim, para você conseguir o WhatsApp de um colecionador de moedas, você precisa explorar uma das três alternativas abaixo:
- Ir até uma loja de moedas antigas e pedir diretamente para o colecionador o seu contato;
- Pegar o número do colecionador em grupos de compra e venda;
- Expor sua moeda em alguma plataforma na web e durante o fechamento da venda, perdi o WhatsApp do colecionador que está adquirindo o item.
Essa facilidade ajuda bastante na hora de vender novos exemplares, caso outras moedas raras parem na sua mão.
Como saber se uma moeda antiga é valiosa ou não?
Com exceção das moedas antigas de ouro e prata, cujo seu próprio material de fabricação já define a sua valiosidade, outros exemplares deixam dúvidas quando o assunto é a sua raridade.
Sendo assim, caso não encontre sites falando sobre a sua moeda antiga na internet, procure uma loja ou site especializado em numismática para ter uma avaliação profissional.
Uma dica rápida é observar se a moeda possui algum defeito de fábrica, como uma moeda de 50 centavos faltando o 0. As moedas com irregularidades de fábrica são muito procuradas por colecionadores, independente de serem antigas ou não.